Teatro de Arena
Teatro no qual os espectadores são dispostos em torno da área de atuação, como no circo ou numa manisfestação esportiva. Já usado na Idade Média para a representação dos mistérios, este tipo de cenografia é novamente privilegiado no século XX (M.REINHARDT, A. VILLIERS, 1958), não só para unificar a visão do público, mas, sobretudo, para fazer os espectadores comungarem na participação de um rito em que todos estão emocionalmente envolvidos (Pavis, 1947: 380).
ARENA GREGA
A íngreme arquibancada para os espectadores, é chamada de auditorium ou Theatron, envolvida pela platéia dos três lados, o circular local de atuação, que antes era o local do sacrifício animal, é chamado de orchestra. Imediatamente atrás da orchestra está a skene, ou “casa da cena”( stage house). A parede frontal da skene, provavelmente tinha várias portas e arcos pelas quais os
atores, no máximo 3, faziam a sua entrada. Não se pode dizer ao certo a utilização da skene, mas desde que ela esconde o autor da audiência, e contém um número de salas presume-se que, servia para várias funções , como local para guardar cenário e maquinário, adereços e possivelmente um local para o ator se arrumar, ou seja, um camarim.
TEATRO ROMANO (ARENA)
O teatro como edifício sempre foi a resultante de uma postura coletiva (mística, estética,social, cultural, etc.. Assim aconteceu com os gregos; com a arena e o edifício teatral romano – que embora superficialmente seja derivado do grego, serve a outras finalidades (ao espetáculo pornográfico, às atelanas, aos combates dos gladiadores ou ao sacrifício dos cristãos).
O império Romano foi um Estado militar. Antes de Augusto os romanos eram guerreiros, depois de Augusto governaram o mundo. Até mesmo os deuses estavam sujeitos aos ditames do Estado.
Antes das legiões romanas capturarem uma cidade inimiga, seus deuses eram requisitadas numa cerimônia religiosa, o evocatio (chamado), para que abandonassem as cidades sitiadas e se mudasse para Roma. O teatro romano fundamenta-se no mote político panem et circenses – pão e circo.
O teatro era espelho do imperium romanum – para melhor ou pior, era muito mais um show business organizado do que um lugar dedicado às artes. A representação, na Idade Média, foi introduzida pela igreja como um drama litúrgico, para ensinar as escrituras aos inúmeros fiéis iletrados. A tarefa do teatro cristão era de ser uma Bíblia Pauperum (Bíblia dos Pobres), viva.
Teatro Elizabetano
Teatro Italiano
Palco Circundante
Teatro Múltiplo