A
Americanas: viga em treliça, usada para sustentação de reguladores verticais, cortina etc.
Arquitetura cênica: A estruturação e a organização espacial interna do edifício teatral relacionando diversas áreas como cenotécnica, iluminação cênica e relação palco-platéia.
B
Banbolina: Vestimentas suspensas sobre toda a extensão do palco, que evitam o vazamento do urdimento e definem a altura do palco. Bambolina mestra: Peças em tecido de pouca altura e de grande comprimento. Peça em tecido, estruturada ou não, suspensa sobre a frente do palco e imediatamente atrás do quadro do proscênio. É a vestimenta que regula a altura da boca de cena, conhecido tambem como pano de boca.
Boca de cena: A abertura que delimita horizontal e verticalmente o âmbito visual do palco. Também pode ser determinada pelos reguladores horizontais e verticais.
C
Cabine de controle (luz e som): Local de onde se controlam os efeitos de luz, som e projeção da cena. Localizada normalmente do lado oposto ao palco para permitir boa visão do espetáculo.
Cabo de Manobra: Cabo de aço que passa pelos gornes e é amarrada à vara para manobra da cenografia e vestimenta.
Caixa Cênica: A caixa cênica é uma construção cúbica que não tem janelas. É recomendável
um pé direito no mínimo 2 vezes a altura da boca de cena, sendo seu limite superior uma grelha
metálica com recursos técnicos nela instalados.
Camarim: Espaço para preparação e troca de roupa dos atores. Localizado, normalmente próximo ao palco.
Carrinho de Contrapesos: A caixa de contrapeso é uma Estrutura em metal, onde se alojam os pesos, para a manobra balanceada.
Ciclorama: Grande tela com armação em forma "U" aberto e que vai ao fundo do palco. Pode ser encontrado nas cores branco, pérola, cinza ou azul claro.
Circulação (artistas técnicos e público): Corredores ou passarelas por onde circulam pessoas. No caso de público, atender normas dos códigos de construção civil. No caso de artistas e técnicos, além dos códigos, atender às necessidades específicas das encenações, não criar ruídos, pensar nas dimensões dos figurinos, adereços etc.
Contrapeso: Peça de metal com função de fazer o equilíbrio dos cenários e equipamentos de manobra.
Corda de Vaivém: Tipo de corda sem fim usada na maquinaria de cortinas e para movimentar o carro de contrapeso.
Cortina Corta-fogo: Cortina de metal ou material resistente ao fogo, que separa a caixa cônica da platéia em caso de incêndio.
Coxias: São os espaços laterais da caixa cênica e tem a função de albergar os cenários que entram e saem de cena, espaço para organização da contraregragem, espaço para preparo e concentração do artista, espaço para impulso e freagem dos movimentos dos bailarinos, espaço de direção interna da cena e concentração de técnicos operadores.
D
Depósito: Espaço para guardar elementos cenográficos ou maquinaria. Geralmente está próximo do palco.
E
Espaço Cênico: Espaço onde se dá a cena. Em espaços tradicionais coincide com o palco; em espaços alternativos chega a abranger toda a sala.
F
Fosso da Orquestra: Espaço reservado para orquestra, situado entre a boca de cena e a platéia, integrado ou não ao palco. Sua altura deve ser planejada de maneira a não interferir na visão do espetáculo.
G
Galeria: Nível acima dos balcões com assentos contínuos para os espectadores. Acompanha as paredes laterais e de fundo da sala teatral.
Gorne: Carretel ou roldana de metal. Usado nas manobras do sistema de cabos de aço. Gorne
de cabeça ou mestre : Refere-se ao último gorne por onde passam todas os cabos de aço de
manobras, que vão da vara, até a caixa de contrapeso.
Grelha: Estrutura de madeira ou metal formada pelas longarinas e talhos e que permite a instalação dos gornes ou Gornes para as manobras.
H
I
J
K
L
M
Monta-cargas: Elevador que transporta elementos cenográficos ao palco.
N
O
P
Palco: Em teatro, é o espaço visível ao público destinado às representações. Em geral o piso se forma por tablados ou estrados de madeira, que podem ser fixos, giratórios ou transportáveis. Esses assumem as mais variadas formas e localização em função da platéia, que pode situar-se á frente dele ou circundálo por dois ou mais lados.
Passarela/ponte: Interligação dos pisos técnicos elevados, sendo em alguns casos a própria passarela um piso técnico específico.
Platéia:Parte da sala teatral onde ficam os espectadores, na área do pavimento térreo.
Porão: Parte da caixa cênica situada abaixo do palco, para movimentação de maquinaria cênica ou como recurso cenográfico.
Proscênio: Prolongamento do palco a partir da boca de cena na direção da platéia. Na maioria dos casos está sobre o fosso da platéia.
Q
R
Rotunda: Grande tela preta que é montada sempre antes do ciclorama.
S
Sofita: Totalidade das cordas ou cabos de aço, que formam um plano horizontal, apoiado nos
gornes e nas Gornes.
T
U
Urdimento: É a altura superior da caixa cênica, o espaço vazio acima do ângulo de visão do
espectador. O seu limite superior é a grelha, onde são fixados recursos técnicos e operacionais,
tais como as Gornes ou gornes, que vão permitir o deslocamento das varas de luz e cenário.
Tem como função abrigar os cenários que farão as mudanças das cenas, subindo ou descendo.
Permite a instalação de equipamentos de luz e de efeitos, montagens das maquinárias e
manobras para efeitos especiais como os aparecimentos e vôos das personagens.Quanto maior o
número de varas instaladas maior serão os recursos para as montagens.
V
Vara: Barra ou tubo de metal, utilizada para se dependurar elementos cenográficos, equipamentos de luz e vestimentas.
Varandas: São construções como passadiços ou janelas construídas nas paredes laterais da
caixa cênica, sobre o espaço das coxias. Têm a função cênica de manipulação dos cenários,
equipamentos e manobras especiais instaladas nas varas. São no mínimo dois níveis de
varanda. A varanda de manobra instalada no nível + 6,12, onde o maquinista faz a manipulação
das mudanças dos cenários. A varanda de lastro ou de carga, no nível abaixo da grelha (+10,60)
e numa altura que permita o total percurso das varas e consequente carros de contrapeso, é o
espaço destinado ao armazenamento dos lastros ou pesos e que serão utilizados na
contrapesagem dos cenários e equipamentos instalados. As varas deverão atingir o nível do piso
do palco e os carros de contrapeso atingirão o nível das Gornes de cabeça. Este é o percurso das
varas na altura total do urdimento. A parede lateral da caixa que recebe as guias dos carros de
contrapeso no sistema metálico, e que recebe a barra de malaguetas é chamada parede de
maquinária e define a altura da caixa cênica. Deve ser livre de vãos ou aberturas de qualquer
natureza, pois, a sua montagem perpendicular à linha da boca de cena, é prevista de recursos
operacionais em toda a sua largura, que é a profundidade da área de cena ou palco.
W
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